Terça, 24 de Maio de 2022
25°

Pancada de chuva

Camaçari - BA

Especiais Meio Ambiente

Bracell celebra Dia das RPPNs com mais de 8 mil hectares destas reservas na Bahia

A empresa possui quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural já reconhecidas e outras oito em processo de aprovação pelo estado

28/01/2022 às 11h53
Por: Redação Fonte: Atcom
Compartilhe:
Foto: Acervo Bracell
Foto: Acervo Bracell

Celebrado nesta segunda-feira, 31, o Dia das RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) evidencia a importância da busca pela preservação da fauna e da flora silvestres, resultando na melhoria da qualidade de vida das comunidades vizinhas a essas áreas. Ciente desse compromisso, a Bracell vem ampliando os espaços de conservação na Bahia. Atualmente, a empresa possui quatro RPPNs reconhecidas pelo poder público, sendo duas delas reconhecidas pelo governo estadual, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no segundo semestre de 2021. São elas: a Japurá, com área de 534 hectares (ha), e a Falcão, com 937 ha, ambas na cidade de Esplanada.

Ao todo, as reservas particulares da companhia – incluindo as RPPNs já reconhecidas e outras oito em processo de aprovação – totalizam 8.166 ha, o equivalente a 11.438 campos de futebol, nos biomas da caatinga e de mata atlântica, respectivamente nas regiões do agreste e do litoral norte do estado.

Meryellen Oliveira, coordenadora de Meio Ambiente e Certificações da Bracell, destaca que a consciência da riqueza dessa biodiversidade faz com que os proprietários dos espaços, como a Bracell, optem por solicitar juntos aos órgãos ambientais o reconhecimento da propriedade como RPPN. "Os ecossistemas são importantíssimos para a vida humana, pois desempenham funções como a purificação da água e do ar e amenizam os fenômenos violentos do clima", salienta.

Ela acrescenta ainda que essas áreas viabilizam a geração de solos férteis, o controle de erosões, a reprodução da vegetação pela polinização e pela dispersão de sementes, o controle de pragas, a retirada de carbono da atmosfera, reduzindo o efeito estufa, por meio do crescimento da vegetação, entre outros serviços ambientais importantes para a conservação do meio ambiente.

A coordenadora da Bracell – que faz parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais – observa também que os espaços escolhidos pela companhia para se tornarem RPPNs comportam uma vegetação preservada que não precisam de interferência na regeneração, mas de proteção contra atividades ilegais, como furto de madeira, caça e extração de areia.

Meryellen cita, como exemplo, o trabalho de conservação da fauna e flora nas RPPNs Pedra de São José, com 232 ha, que fica em Esplanada, e Lontra, localizada entre os municípios de Entre Rios e Itanagra. Essa última é a maior área de conservação privada do Litoral Norte baiano, com 1.377 ha. O espaço, reconhecido, em 2019, como Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco, é uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) e abriga 216 espécies de aves, 62 de anfíbios e lagartos, 15 de serpentes e 25 de mamíferos, reforçando a biodiversidade da região. Além da Lontra, o Projeto Cachoeira, no município de Entre Rios, e o Projeto Sergipe, em Jandaíra, são áreas autorizadas para a soltura de animais pertencentes à Bracell.

"Ao todo, na Bahia e em São Paulo, a companhia preserva aproximadamente 39% do total da vegetação nativa em suas propriedades. Isso mostra o compromisso da empresa com o meio ambiente e com a vida", destaca Meryellen, informando que as oito áreas naturais da empresa na Bahia que aguardam para se tornarem RPPN são: a Lua Alta (605 ha) e Jaboticaba (198 ha), no município do Conde; a Subaumirim Gleba A (1.607 ha), Subaumirim Gleba B (107 ha), Subaumirim Gleba C (632 ha) e Cachoeira (529 ha), em Entre Rios, e Raiz Gleba A (678 ha) e Raiz Gleba B (731 ha), em Água Fria.

Sobre a Bracell

A empresa, que faz parte do grupo Royal Golden Eagle (RGE), é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil - em Camaçari (BA) e em Lençóis Paulista (SP). As atividades e modelos de gestão adotados pela companhia estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e a empresa, de forma permanente.

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 25 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

Camaçari - BA Atualizado às 03h25 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

Qua 30°C 24°C
Qui 29°C 24°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 28°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes