Terça, 24 de Maio de 2022
23°

Chuva fraca

Camaçari - BA

Geral Pagamento

Prefeito anuncia pagamento do piso nacional para professores em reunião com o Sispec

A mesa de negociação aconteceu no gabinete da Secretaria de Governo (Segov)

20/04/2022 às 13h25
Por: Redação Fonte: Dicom PMC
Compartilhe:
Prefeito anuncia pagamento do piso nacional para professores em reunião com o Sispec

O prefeito Elinaldo Araújo anunciou, durante reunião com o Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec), na tarde desta terça-feira (19/4), o pagamento do piso salarial nacional para todos os professores do magistério do município. O reajuste vinha sendo reivindicado pela entidade representativa, que buscava a reparação nos proventos de cerca de 800 profissionais de educação de Camaçari, que ainda estavam recebendo abaixo dos 33,24% estipulados pelo Governo Federal, via portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), para este ano. 

A mesa de negociação aconteceu no gabinete da Secretaria de Governo (Segov) e também contou com a presença dos secretários da Educação, Neurilene Martins; de Administração, Helder Almeida; da Fazenda, Joaquim Bahia; de Governo, Gama Neves; e da presidente do Sispec, Márcia Novaes; entre outros servidores e sindicalistas que também contribuíram com propostas, sugestões e esclarecimentos. 

Durante o encontro, a administração municipal também tratou do pagamento do retroativo referente aos meses em que o reajuste ficou pendente, informando que será saldado em uma única parcela, na folha do mês de maio, que também é quando o percentual do piso nacional será ajustado. 

O prefeito Elinaldo fez uma retrospectiva dos avanços que o município tem protagonizado no campo da educação, especificamente no que se refere à valorização dos profissionais. "Durante os últimos anos, alcançamos avanços importantes juntos. O governo municipal sempre cumpriu o piso estabelecido anualmente pelo MEC e este ano vamos acompanhar novamente esse reajuste, cumprindo o que está na lei. Solicitei um tempo porque precisávamos avaliar o nosso orçamento e tomar uma decisão segura e responsável, já que estamos vindo de um período atípico e, portanto, de despesas atípicas, o que exige a nossa cautela. Mas, a partir da folha de maio, todos os profissionais do magistério estarão dentro do piso nacional”, afirmou o gestor. 

A atualização monetária dos referidos servidores, representa para os cofres públicos de Camaçari um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões por ano. A presidente do Sispec informou que vai levar o resultado da mesa para a categoria e uma nova assembleia deve ser realizada na próxima semana para avaliar o quadro geral. "O prefeito vai fazer a implantação do piso nacional do magistério para os professores que estão abaixo e pagará o retroativo. Vamos agora buscar o atendimento de outras pautas", declarou.

Camaçari - BA Atualizado às 02h45 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 31°

Qua 30°C 24°C
Qui 29°C 24°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 28°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes