Quinta, 18 de Julho de 2024
24°

Tempo limpo

Camaçari, BA

Esportes Esporte

Futebol feminino no Brasil é predominantemente amador; apenas 19,2% das atletas possuem vínculo profissional

Segundo os dados, cerca de 70% das profissionais fazem dupla jornada para complementarem a renda

21/08/2023 às 07h06
Por: Fonte: Metro1
Compartilhe:
Futebol feminino no Brasil é predominantemente amador; apenas 19,2% das atletas possuem vínculo profissional

O futebol feminino segue sendo uma modalidade predominantemente amadora no Brasil, é o que revelou o Diagnóstico do Futebol Feminino do país, que faz parte do planejamento construído para elaboração da Estratégia Nacional para o Futebol Feminino do Ministério do Esporte.

O estudo foi divulgado pela Agência Brasil, neste domingo (20). Segundo os dados, apenas 19,2% das atletas possuem vínculo profissional, enquanto 4,9% possuem contrato de trabalho temporário e 1,2% têm contrato de formação.

Outro fator a ser debatido, é o alto percentual de jogadoras que não recebem qualquer valor, a título de salário ou ajuda de custo. A análise indica ainda que 47,9% das atletas da categoria adulta estão nesta situação. Cerca de 70% das profissionais que atuam no futebol feminino fazem dupla jornada, se dedicando também a outras atividades para complementarem a renda.

A Estratégia Nacional para o Futebol Feminino prevê medidas de promoção do desenvolvimento do futebol profissional e amador no país, ampliação dos investimentos e formação técnica para meninas e mulheres no mercado da bola. Para a ministra Ana Moser do Esporte, os números são o ponto de partida para a mudança.

"O Governo Federal prioriza o desenvolvimento amplo do futebol feminino no Brasil. Para isso, é preciso estabelecer um retrato real da condição e tamanho da modalidade no nosso país. O diagnóstico realizado pelo Ministério do Esporte mostra resultados importantes para orientar as políticas públicas, estratégias e ações necessárias a serem implementadas nos próximos anos.", declarou Ana Moser, sobre o Diagnóstico do Futebol Feminino do Brasil.