Sexta, 19 de Julho de 2024
24°

Tempo limpo

Camaçari, BA

Esportes Atletas

Atletas baianos do surf adaptado vencem no Brasileiro e conquistam vaga para o Mundial ISA na Califórnia

Dijackson Santos e Lucas Cruz conquistaram o primeiro e o segundo lugar em suas categorias

22/08/2023 às 08h02
Por: Fonte: FB SURF
Compartilhe:
Atletas baianos do surf adaptado vencem no Brasileiro e conquistam vaga para o Mundial ISA na Califórnia
Com a participação de cerca de 100 atletas, o Campeonato Brasileiro de Surf Adaptado (Parasurf) aconteceu este final de semana em Cabedelo, na Paraíba, e definiu os campeões brasileiros masculino e feminino de 2023. A competição também valeu como seletiva para o Mundial ISA 2023.
O evento, que tem como princípio a promoção da inclusão social por meio do surf, contou com toda infraestrutura local adaptada para garantir acessibilidade e segurança aos atletas, que disputaram diversas categorias, incluindo a estreia de novas três: Síndrome de Down, Autismo e Surdo.
E a tempestade baiana mais uma vez marcou presença, com os atletas Dijackson Santos (Ilhéus), também conhecido como Gato de Botas, e Lucas Cruz (Salvador) conquistando a simpatia e a torcida do público local. Mais do que isso, nossos atletas superaram seus limites e trouxeram o pódio para a Bahia
Lucas Cruz conquistou o segundo lugar na categoria A2 e Dijackson Gato de Botas foi o grande campeão da categoria S3, conquistando a tão sonhada vaga na equipe brasileira que disputará o mundial ISA de Parasurf, que acontecerá em Huntington Beach, Califórnia, entre os dias 5 e 11 de novembro.
Visibilidade e inclusão - Este é o segundo ano que o surf adaptado integra o calendário de competições da CBSurf. Segundo a entidade, competições como estas potencializam e norteiam as carreiras dos atletas de surf adaptado, que participam não mais como apresentação mas sim como parte integrante da força competitiva do surf nacional.
Agora, a Federação Baiana de Surf tem mais um desafio pela frente. É hora de buscar recursos e patrocinadores para viabilizar a participação de Dijackson Santos no ISA World Para Surfing Championship, na Califórnia.
Marcelo Barros, presidente da FBSurf, falou sobre a importância desta conquista e as metas de captação de apoio e patrocínio para o Mundial: "Até aqui, trabalhamos com o propósito de levar nossos atletas à competição e estamos muito orgulhosos da conquista de Dijackson e Lucas, e também muito gratos ao apoio da SUDESB que forneceu as passagens aos nossos atletas. Seguimos comemorando, mas já pensando nas estratégias para dar suporte a Dijackson no Mundial ISA, em novembro".