Sábado, 22 de Junho de 2024
25°

Tempo limpo

Camaçari, BA

Geral UFBA

LABTEC participa da Semana de Ciência e Tecnologia da UFBA

confira;

20/10/2023 às 07h44
Por: Fonte: dicom pmc
Compartilhe:
LABTEC participa da Semana de Ciência e Tecnologia da UFBA

Levando conhecimento para crianças e jovens, a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolve uma série de atividades nos campi da instituição.

Em Camaçari, as ações tiveram início nesta quinta-feira (19/10), no Horto Florestal Linaldo da Silva, contando com ampla programação e participação do Laboratório de Tecnologia de Camaçari (LABTEC), que é gerido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult).  

No estande do LABTEC, os alunos que participam do evento podem conferir os trabalhos que são desenvolvidos pelo setor, a exemplo de impressão 3D, robôs, projeto da casa inteligente e jogos de reciclagem, estes dois últimos que utilizam da tecnologia a fim de promover conscientização acerca da sustentabilidade. É o que explicou a coordenadora do local, Ana Nery dos Santos.

"Estamos aqui hoje e amanhã, com a equipe do LABTEC, nesta importante iniciativa que fomenta a ciência e a tecnologia de forma a mostrar que temos em Camaçari pessoas com expertise nestas áreas, sendo uma forma de compartilharmos conhecimento e fazer com que os jovens desenvolvam interesse sobre estes assuntos", destacou.

Além do estande do Laboratório de Tecnologia de Camaçari, o evento conta com diversas ações promovidas pelo Campus da UFBA no município, como exibição de projetos científicos, oficinas de tecnologia, exibição de realidade virtual, palestras e mesas redondas. As atividades têm atraído estudantes dos ensinos Médio e Fundamental I e II, das redes pública municipal e estadual de ensino, além de escolas particulares. 

A coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BI-CTI) da UFBA - Campus Camaçari, Carina Silveira comentou que, "na manhã desta quinta [19/10], envolvemos seis instituições de ensino, sendo, em média, 60 alunos por unidade. Essa é a nossa expectativa para cada turno, até sexta [20], quando encerramos as atividades no município", destacou, ao completar que, “esse é um evento desafiador, mas muito gratificante por estarmos juntos com tantas crianças e jovens, mostrando o que a universidade faz. Esse é o intuito da iniciativa, levar a universidade para fora dos muros", enfatizou.

Entre as instituições de ensino que participaram, estava a Escola Municipal Sonia Regina de Souza, que levou para o evento 24 alunos, do 5º ano do Ensino Fundamental I. Entre eles, estava Charles Gomes, 11 anos, que estava super atento às atividades, especialmente da área de robótica. "É a primeira vez que estou tendo contato com essa área da tecnologia e estou gostando muito", disse o garoto. 

Os estudantes estavam acompanhados da professora de inglês, Alda Santos. Ela destacou a importância da participação das crianças na programação. "Especialmente para eles, que estão finalizando o Ensino Fundamental I e, no próximo ano, já ingressarão no Ensino Fundamental II, é muito positivo que tenham este contato, ampliando as perspectivas e possibilitando aprendizados diferentes. A partir dessa visita, eles poderão despertar para mais duas novas possibilidades, que é a da ciência e tecnologia, e também a da biologia, já que estamos aqui no horto florestal em contato com a natureza", disse.

Ainda participa do evento em Camaçari, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA). A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFBA também acontece nos campi de Salvador e Vitória da Conquista, envolvendo, ao todo, 160 atividades desde a última terça (17) e seguindo até o domingo (22).