Sábado, 22 de Junho de 2024
°

Cidades Camaçari

Defesa civil chama atenção aos cuidados com incêndio

Para o combate de incêndios, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199, ou pelo Corpo de Bombeiros, que atende pelo 193

23/11/2023 às 23h12
Por: Redação Fonte: Dicom PMC
Compartilhe:
Defesa civil chama atenção aos cuidados com incêndio

As notícias de um verão mais quente estão todos os dias em sites, telejornais e nas redes sociais. Com as altas temperaturas, há o aumento de incêndios e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Camaçari pede a colaboração da população para minimizar os impactos da estação no município, seja em vegetações, residências ou em veículos.

Dentre as orientações para evitar incêndios está a de que condomínios e residências próximos a grandes vegetações mantenham o espaço limpo, desbastando o excesso de mata e construindo trilhas de proteção. Outras medidas destacadas são de que não se coloque fogo em lixo, não fazer fogueiras próximas de vegetação, evitar queimar móveis velhos e nem usar o fogo para a limpeza de terrenos em locais onde haja mato, pois o ar seco nestas áreas pode provocar grandes e incontroláveis incêndios, causando enormes prejuízos à flora, além de acidentes em rodovias e em áreas urbanas.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, chamou atenção ainda para mais uma situação importante, os automóveis, “não deixar animais dentro do veículo em alta temperatura, cuidado com produtos como celular, notebook, tablet e rádio, que isso tudo pode provocar incêndio. Porque o carro, parado nessa alta temperatura, pode aquecer esse material, explodir e pegar fogo dentro do veículo. É muito importante que as pessoas tenham esse cuidado”. 

Para o combate de incêndios, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199, ou pelo Corpo de Bombeiros, que atende pelo 193. Outra opção para chamar o órgão municipal é ligar para os números (71) 3622-7755 e 9.9981-4136, enviar mensagem escrita pelo WhatsApp através do (71) 3622-7799, ou mesmo registrar solicitação através dos perfis oficiais do órgão, nas redes sociais Instagram ou Facebook.